Como Interpretar uma Vela? Significado da Chama e do derretimento da Cera

Créditos: Pexels por Matej Novosad

Frequentemente, recebo perguntas sobre interpretação da chama de uma vela acendida à Hekate, ou até mesmo o significado dos desenhos que a cera da vela forma ao ser consumida. Ambos tratam-se de métodos divinatórios, assim como centenas de outros métodos bem conhecidos: cartomancia (divinação com cartas e tarot), quiromancia (leitura das mãos), runas, etc. Todos esses métodos exigem conhecimento e prática da pessoa que o realiza e com as velas não seria diferente.

Porém, a minha ideia com esse post não é ensinar esse método, pois você pode facilmente encontrar essas interpretações no Google. O que não é falado, na verdade, são os cuidados que você deve ter antes de fazer a interpretação, pois há muitos fatores a serem considerados. Parto aqui do princípio que já escrevi sobre em outra ocasião, de não achar que tudo é um sinal. Se o seu objetivo é ter uma experiência divinatória e de comunicação com Hekate legítima, é importante primeiramente analisar fatores físicos, palpáveis e racionais, ao invés de pular direto para causas místicas ou espirituais.

Abaixo, apresento uma lista de sinais de uma vela e como interpretá-los. Se a sua vela não se encaixa na descrição, mas ainda sim apresenta essa característica, aí sim você pode partir para uma interpretação divinatória.

Dicas Gerais

- Conheça a vela: Sempre leve em consideração o material da vela, tanto da cera quanto do pavio, o fabricante, o tamanho da vela, o formato, entre outras características. Isso tudo vai influenciar diretamente em como a chama e a cera vão se comportar. Indico que você conheça muito bem como aquela determinada vela, daquele tamanho, cor e marca, normalmente queima. Se é a primeira vez que você está queimando uma vela de um determinado fabricante ou é a primeira vez que utiliza uma vela de cera de abelha, por exemplo, fica difícil dizer qual é o padrão de queima daquela vela, por isso, primeiramente você deve conhecer a vela.

- Qual é a sua intenção?: Se você acendeu uma vela sem a intenção de utilizá-la de forma divinatória, a minha indicação geral é de que então não interprete, especialmente se você não realizou uma purificação e consagração prévia da vela. O primeiro passo para qualquer oráculo é a pergunta, seguida pela intenção, então se não era isso que você buscava, não tem porque interpretar. Se pretende utilizar como método divinatório, defina isso com antecedência e peça pelos seus guias, ancestrais, deuses, enfim, os espíritos que você trabalha para que tragam a resposta através da vela, seja durante um ritual, feitiço ou devoção.

- Não peça para outra pessoa interpretar: Com a facilidade das redes sociais, é fácil enviar um vídeo ou foto para um praticamente mais experiente em busca de respostas (aliás, é por receber esse tipo de solicitação que estou escrevendo esse post!), mas pense que, se há algo para ser interpretado ali, é para você, não é para outra pessoa. A outra pessoa não sabe do seu interior, da sua relação pessoal com os espíritos que você trabalha, as suas intenções e, o mais importante: não sabe de todos os fatores que citei acima em "conheça a vela" ou sequer como é o seu ambiente: se há circulação de ar, de qual direção, pessoas por perto, dentre muitos outros fatores. Portanto, só você pode realmente interpretar todas essas circunstâncias físicas e não-físicas. Se você vê algo na cera, algum desenho ou figura, essa mensagem é para você, ela conversa com o seu inconsciente, não o de outra pessoa. Até o mesmo símbolos podem significar coisas completamente diferentes para duas pessoas por conta das experiências de vida dela, então é sobre você! Ouça a sua intuição, reflita, escreva. Essa resposta é unicamente sua.

Créditos: Pexels por Nida

Interpretando a Chama da Vela

- Chama alta: O pavio da vela é grosso, e/ou o pavio da vela é muito grande (maior que 1 cm), e/ou a cera da vela é de um material que se consome mais rapidamente (cera de abelha, por exemplo), e/ou a vela foi untada com óleos/ervas, etc.

- Chama baixa: O pavio da vela é fino, e/ou o pavio da vela é muito curto (menor que 1 cm), e/ou a cera da vela está quase transbordando, o que torna o pavio mais curto e consequentemente com uma chama menor. Velas menores, como as chamadas "tealight candles", também tem uma chama menor por padrão.

- Chama trêmula ou subindo e descendo: Há alguma corrente de ar no ambiente, mesmo que suave, e/ou a sua respiração ou movimentos próximos da vela estão criando corrente de ar; e/ou a vela está muito próxima de outras velas ou outros objetos (menos de 10 cm); e/ou é uma vela de "copo" ou vidro: essas velas, por conta de não ter ar suficiente ao redor delas, ficam trêmulas.

- Chama parada: Ver acima: "chama trêmula". A chama costuma permanecer parada se nenhum dos fatores acima existem.

- Chama emitindo fagulhas: A principal causa para esse tipo de comportamento da chama é se a vela possui ervas ou óleos ao redor. As ervas, ao queimarem, emitem fagulhas e produzem sons.

- Chama da vela soltando fumaça preta: O pavio da vela é extremamente grosso, e/ou o pavio da vela é de algum material que produz fumaça (ex., materiais sintéticos ou madeira), e/ou o material da cera da vela ou o corante utilizado para colorir a cera produzem fumaça.

- Chama da vela azul, laranja, vermelha: A cor da chama da vela depende do tamanho da chama e do material da cera da vela. Chamas altas tendem a ser alaranjadas, avermelhadas e chamas baixas tendem a ser azuladas.

- Vela que se apaga sozinha: O primeiro fator a ser considerado é a grossura da vela. Se não queimadas adequadamente de acordo com o fabricante, velas votivas ou de 7 dias tendem a transbordar ao ponto de que o pavio fica tão pequeno que a vela se apaga. Outro motivo é a grande circulação de ar que acaba por apagar a chama.

Créditos: Pexels por Skylar

Interpretando a Cera da Vela

- Vela que queima muito rápido: Sempre verifique o tempo médio de queima descrito pelo fabricante. É importante também levar em consideração o material da cera. Por exemplo. velas de cera de abelha queimam mais rápido que velas de parafina. Outro fator a ser considerado é a circulação de ar (quanto maior, mais a vela queima rápido e "chora") e o tamanho da chama (quanto mais alta, mais rápido a vela queima. Veja também acima: "chama alta").

- Vela que queima muito devagar: O mesmo a ser levado em consideração quando a vela queima muito rápido: sempre verifique o tempo médio de queima descrito pelo fabricante. É importante também levar em consideração o material da cera. Por exemplo, velas de cera de abelha queimam mais rápido que velas de parafina. Outro fator a ser considerado é a circulação de ar (quanto menor, mais devagar a cera é consumida e a vela "chora" menos) e o tamanho da chama (quanto mais baixa, mais devagar a vela queima. Veja também acima: "chama baixa").

- Vela que "chora" muito: A causa mais comum para isso acontecer é a circulação de ar no ambiente, pois com uma maior corrente de ar, a chama fica mais trêmula, o que causa esse "choro". Outro ponto a ser levado em consideração é a largura da vela. Velas mais finas tendem a chorar menos, enquanto velas mais grossas (como as velas votivas ou de sete dias), choram mais. O material da vela também afeta aqui. Hoje há no mercado velas que já são feitas para queimar de forma mais limpa, sem "chorar", enquanto outras possuem menor qualidade e por isso "choram" tanto. A unção com ervas e óleos também podem fazer uma vela "chorar". Um último fator a ser considerado: a direção do pavio. Se o pavio queima inclinado para a direita, por exemplo, é normal que a parte direita da vela queime mais rápido e, quando a parte esquerda fica muito alta, a chama começa a derreter esse outro lado da cera, causando esses vazamentos, por isso é importante mantêr o pavio alinhado e queimar velas votivas por pelo menos 3 horas. Se apagadas antes disso, o pavio pode afundar ou prejudicar a queima da cera quando reacendida.

- Vela que não "chora": Veja as dicas que dei acima sobre "vela que 'chora' muito". Há algumas velas propositalmente desenvolvidas para não chorar, evitando assim a danificação e facilitando a limpeza de porta-velas e móveis. Velas mais finas, que tem um material de pavio adequado para o seu tamanho e material de cera, tendem a não chorar. Mais uma vez, é importante que você conheça muito bem esse tipo de vela que você está usando para poder interpretar.

Conclusão

Com esses fatores que citei aqui, você já terá uma boa ideia das causas para que a chama e a cera da vela se comportem de uma determinada forma. À partir do momento que você conhece bem a sua vela, tem a sua intenção estabelecida, tem conhecimento de como utilizar essas formas de divinação e tem confiança em sua intuição, as coisas tendem a fluir melhor.