Eu celebro os Sabás? Reflexões sobre a Roda do Ano na Bruxaria Hekatina


Às vezes me perguntam se comemoro os sabás. A resposta simples seria não, mas vou explicar melhor. Quando comecei na bruxaria, me identifiquei muito com a Wicca e fui wiccana durante 2-3 anos (faz tempo, por volta de 2005). Nesse período, eu comemorava todos os sabás e esbás, porém percebi que eu não me sentia conectada. No começo, achei que era porque era algo novo, mas depois percebi que era porque aquele não era o meu caminho. Por isso, deixei a Wicca e segui em frente. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra a Wicca, pelo contrário, aprendi muito! Só que nesse caminho mágico muitas vezes vamos conhecendo e experienciando várias coisas até encontrar a nossa verdadeira essência. Faz parte do processo - para cada pessoa é diferente, não tem certo ou errado.

Depois de anos, entendi o que funcionava para mim: me conectar com a natureza em primeira mão, independente das datas. Isso foi um grande ponto de virada na minha prática, fez toda a diferença e me encontrei. Aqui onde moro, as estações são bem definidas e nem sempre os grandes marcos acompanham as datas dos sabás ou dos solstícios e equinócios, então sigo o fluxo da natureza local. Me conecto com o clima atual, a energia, as plantas de cada época, que fazem parte da minha prática conforme elas surgem na natureza. Então boa parte das plantas que uso eu mesma que colho, direto do mato, ou eu mesma cultivo.

Esse é um mês que amo muito porque tem dente-de-leão por todos os lados! Como bruxa hekatina, isso tem um significado importante para mim porque ele cresce nas bordas e de forma selvagem, assim como Hekate. Quando o dente-de-leão aparece (e outras flores amarelas, como a forsythia), eu sei que é primavera e que logo o verão chega. Para mim, ele é ligado com o epíteto Nyssa, O Começo. É energia solar, vigorosa, de renascimento. É resistência, sorte, alegria.

E aí entra o Beltane: apesar de ser uma festividade celta, podemos fazer um paralelo com Hekate pelo fogo ser um elemento tão conectado à ela. A natureza grita isso para mim, é o Fogo de Hekate no verão: o dente-de-leão, a forsythia, o verbasco: todas as flores amarelas que nascem nessa época, são as tochas dela para mim.