Teixo na Bruxaria Hekatina

"Que ela os conduza com tochas de teixo flamejante; que ela dê três movimentos de sua poderosa serpente; e não permita que as cabeças de Cérbero sejam obstáculos para os que são privados de luz." ~ Thebaid

O teixo é uma das árvores sagradas para Hekate. É uma árvore altamente venenosa (como muitos membros do Jardim de Hekate), exceto pelas frutas vermelhas, mas a semente dentro da baga também é venenosa.

O teixo é conhecido como a árvore dos mortos, e costumava ser plantada em cemitérios. Por esse motivo, uma de suas propriedades mágicas é facilitar a conexão com os antepassados, o que é ótimo para o Samhain.

Ao mesmo tempo, é conhecida como a árvore da vida e do renascimento, por conta de sua capacidade de se regenerar, produzindo rebentos frescos da madeira aparentemente "morta". Além disso, o teixo é provavelmente a árvore de maior longevidade do norte da Europa.

Na bruxaria, o teixo têm sido usado para fazer instrumentos mágicos (não recomendado quem tem pets) e para incenso, se usado em locais bem ventilados. Pessoalmente, estou usando os galhos e frutos como oferendas à Hekate (o teixo também é ligado à Hermes, um companheiro frequente de Hekate) e coloquei no meu altar para me conectar com os ancestrais durante o Samhain.

Planeta: Saturno. Elemento: Água.