Símbolos e Sigilos de Hekate

RODA DE HEKATE (STROPHALOS OU IYINX)

O strophalos (também chamado de Iyinx ou Roda de Hekate) é o símbolo mais conhecido e usado pelos devotos de Hekate atualmente, sendo presente em rituais, altares, velas, instrumentos mágicos, amuletos, etc. Este símbolo surgiu no helenismo grego por volta de 2.300 anos a.C. e começou a ser conectado à Hekate nos oráculos caldeus (uma coleção de fragmentos de textos sagrados) que propagou a visão de Hekate como Alma Cósmica do Universo.
O strophalos não é um labirinto, mas tem um formato parecido. O labirinto era usado na Antiga Grécia no culto de uma deusa cobra, que apesar de algumas pessoas acreditarem que era Hekate, não há fontes históricas que comprovem. Porém, o movimento espiral do labirinto representa as formas da vida, pensamento, conhecimento, destino e energia.
Mas se o strophalos não é um labirinto, o que ele é? Ele é uma roda giratória bidimensional. Nele, podemos ver uma forma tripla de energia gerada no círculo a partir de três fontes diferentes, representando o poder de Hekate sob seus três reinos: terra, mar e céu. Pode ser usado em rituais para invocação e conexão com Hekate. O estudioso bizantino Michael Psellos descreve o strophalos de Hekate como uma ferramenta giratória com uma esfera dourada, com safiras no centro, uma tanga de couro cru com letras. Enquanto o strophalos girava no ar, emitia um som especial de animal (o que faz sentido, já que "iyinx" significa algo gritando ou chorando). Psellos chama a ferramenta de hekatiko, que significa algo que pertence à Hekate. Ele também acrescenta que a forma também pode ser triangular. No livro Hekate Soteira de Sarah Iles Johnston, o strophalos é descrito como transmissores, elos assimilativos entre o mundo divino e o mundo humano. Portanto, é um instrumento poderoso para mover energias e se conectar com Hekate.
Referência: Crossroads Witch


SÍMBOLO HEKATINO "LIMPE OS MEUS SENTIDOS"

Recebi esse símbolo no início de 2019 em uma meditação com Hekate, mas apenas durante o ritual da Noite de Hekate (16 de novembro) que recebi ele novamente e entendi o seu significado. Este símbolo pode ser usado por devotos de Hekate. Ele tem o objetivo de eliminar bloqueios em seu terceiro-olho que impedem que você receba claramente as mensagens que Hekate te envia. Ele também pode ser usado para se conectar com seu eu verdadeiro, especialmente para trabalhar suas sombras com Hekate.
A chave no centro representa o seu eu verdadeiro. A chama ao redor representa a tocha de Hekate te guiando, diante do portal e pelo seu caminho pessoal. O olho representa a abertura do seu terceiro olho e conecta com o mundo médio. O triângulo invertido, além de representar o número de Hekate (3), é a conexão com sua sombra, suas emoções e com o submundo. A crescente representa seu eu superior e o mundo superior. Por fim, a serpente é um dos animais de Hekate e aqui representa a limpeza de todos os seus chakras, começando pelo chakra raíz e subindo até o chakra da coroa.
Essa versão digital foi feita por mim. Você é livre para usar e compartilhar se sentir a conexão com esse símbolo, mas por favor, coloque os créditos. Mais informações em meu livro "Bruxaria Hekatina: O Caminho da Bruxa com a Deusa Hekate".

STROPHALOS COM SERPENTE (OUROBOROS)

Criei este símbolo unindo o strophalos com o ouroboros, outro símbolo que é ligado à Hekate e representa uma serpente comendo a própria cauda, emblema da totalidade ou infinito. Pode ser usado e compartilhado, desde que seja para fins não-comerciais e que seja dado os devidos créditos à esta página.



ASTEROIDE HEKATE (100)

O 100º asteroide foi descoberto em 1868 e foi nomeado Hekate, tanto por conta da deusa mas também porque "hekaton" significa "cem" em grego. Esse asteroide leva 5,4 anos para orbitar o sol. Seu movimento também é usado na astrologia. O símbolo foi criado para representar o asteroide, mas também têm sido usado pelas pessoas que trabalham com Hekate. Não encontrei exatamente o que ele significa, mas deduzo que representa o aspecto triplo de Hekate em sua ligação com a terra, mar e céu, mas também a sua ligação com a lua, com o submundo (bola na parte inferior) e encruzilhadas quádruplas (centro do símbolo).
Referências: Nasa, Darkstar Astrology



SIGILO PRIMÁRIO DE HEKATE (LUCIFERIANISMO)

Este sigilo é do livro "Queen of Hell" do autor Mark Alan Smith. Particularmente não uso esse símbolo por ter ligação com o luciferianismo, ao qual não faço parte, mas à nível de curiosidade ou se você for usar, é um símbolo bastante disseminado. Seu significado, segundo o autor (em tradução livre): "(...) é o símbolo da nossa Rainha Negra, uma indicação de nossa dedicação e devoção à Hekate. A Rainha do Fogo da Bruxa tem muitos símbolos de poder, um poderoso emblema é mostrado aqui (...) Os três bastões indicam seus poderes nos pontos de encontro dos mundos onde o sabá das bruxas é presidido por Hekate. As três luas são uma ilustração do seu poder no reino lunar, na magia da lua negra e no fluxo das próprias marés mágicas. A lua cheia dando uma dica do balanço que ela exerce, refletindo através de Lúcifer, sobre os reinos solares. O pentagrama no centro mostra o caminho para o poder, a rota que é acessada pela primeira vez através do portão lunar e depois leva para além das origens estelares e verdadeiro poder superior da Deusa Negra".



SIGILO DE HEKATE ENODIA

Aparentemente esse símbolo foi criado para ser vendido em uma site chamado redbubble.com e o criador tem o nome de usuário "jblackthorn". A descrição no site diz (tradução livre): "Este é um sigilo inspirado no espírito da Hekate Enodia. Guardião da encruzilhada e mãe dos quatro caminhos. Marcado pelos sapos e pelas serpentes". Achei essa descrição bem simples, já que no sigilo podemos ver muito mais: animais de Hekate (sapos, serpentes e crânio de cachorro), suas cores principais (branco, vermelho e preto), duas tochas (guia), dois punhais (proteção), duas chaves e  representação de um portal/desenho de fechadura (guardião das chaves, portais e liminais), ligação com a lua e com os mortos. A imagem também em si me parece uma encruzilhada quadrupla.
Referência: Red Bubble



SÍMBOLOS DE HEKATE TRÍVIA

Esses três símbolos parecem ter sido criados pela mesma designer italiana. Eles incluem o strophalos, chaves, tochas e punhais. Umm detalhe que achei muito interessante é que a ponta da chave é uma coroa, também um símbolo de Hekate. Os três símbolos no centro também lembram outro símbolo, chamado "pegada das bruxas" (witche's foot), que tem um significado bem profundo em algumas linhas de bruxaria tradicional (veja o significado aqui).
Referência: Adobe Stock

SÍMBOLO EPÍTETOS DE HEKATE

Esse símbolo aparentemente era vendido num site chamado Zazzle, porém não encontrei quem criou, apenas que está disponível no Pinterest, com a descrição (tradução livre): "Representação artística da deusa Hekate com seus epítetos mais populares ao seu redor. Acima dela, em Theban, está escrito 'Quem Zeus, filho de Cronos, honrou acima de tudo' - uma citação sobre Hekate da Teogonia de Hesíodo". Acho esse símbolo bem bonito e rico em simbolismo, incluindo animais de Hekate (cachorros, corvos, serpente-alada/dragão), chaves, pentagramas (normal e invertido, mostrando a ligação de Hekate tanto com o reino superior quanto inferior), strophalos, lua e triluna, tochas, coroa com 7 raios e símbolos planetários ligados à Hekate (vênus, mercúrio, sol, marte, júpiter e saturno). Os epítetos presente são: Soteira (salvadora), Phosphoros (portadora da luz), Propolos (guia), Propylaia (aquela diante do portal), Triformis (de três formas), Trioditis (dos três caminhos), Cthonia (da terra - porém está escrito errado, o certo é "Chthonia", Dadouchos (portadora das tochas), Enodia (dos caminhos/encruzilhadas), Kleidouchos (portadora das chaves), Kourotrophos (enfermeira dos jovens).
Referência: Pinterest


SELO DE HEKATE

Também não encontrei muitas informações sobre esse selo, só que foi postado no Wikimedia Commons. Gostei que tem bastante ligação com número de Hekate, como bem no centro o número 4 e 7 (centro do strophalos), 3 (strophalos, luas e ondas - ligação com Hekate Einalian, do mar), 9 (3x3 chaves). 
Referência: Wikimedia Commons

NOME DE HEKATE
Também gosto de usar o nome de Hekate como símbolo, já que esse é o nome original dela em grego, sem transliteração para nenhum idioma. Para mim, o nome de Hekate e seus epítetos no grego antigo têm muito poder por terem sido usadas por tanto tempo.



Faça parte da Comunidade Caverna de Hekate