Ritual: 13 Dias de Purificação com Hekate em Fevereiro

Em algumas tradições mágicas, fevereiro é considerado um mês propício para purificação. Hoje (09/02/2020), meditando com Hekate, ela me passou um ritual para ser feito neste mês por 13 dias seguidos, começando na lua cheia, então no caso do dia 9 ao dia 21/02/2020 (Mas pode ser feito em qualquer ano em fevereiro, só mudam as datas). Também pode ser feito por 3 ou 9 dias. Se você for fazer, adapte para sua realidade e escolha o número de dias de acordo com a sua disponibilidade. Não precisa seguir à risca, são mais sugestões que você pode adaptar para conforme sua prática e relação pessoal com Hekate.



Preparação:
Durante este período, a recomendação que Hekate me passou é que além dos rituais diários, você beba bastante água (é o principal), tenha uma alimentação o mais natural possível (com muitas frutas, vegetais e verduras) e pratique atividade física, de preferência que inclua contato com a natureza. Também para que faça pelo menos um banho com ervas de purificação da sua escolha (sugiro as mesmas do incenso abaixo).

Altar:
Você pode montar um altar à Hekate para estes rituais mais simples ou completo, conforme sugerido abaixo (se não puder montar um altar, faça apenas a visualização, que descrevo mais abaixo):

Altar simplificado:
  • 1 vela branca ou preta;
  • 1 copo com água potável;
  • 1 incenso de vareta de alguma erva ligada à purificação (sugestões: alecrim, lavanda, sálvia, arruda ou manjericão);
  • 3 dentes de alho (oferenda à Hekate).
Altar completo:
  • 3 velas (1 branca, 1 preta e 1 vermelha);
  • Incenso de purificação (1 parte de cada uma das ervas: alecrim, lavanda e louro. Também pode substituir por arruda, manjericão ou sálvia, desde que sejam 3 ervas no total);
  • 1 cálice com água potável;
  • 3 cabeças de alho (oferenda à Hekate);
  • Representação de Hekate (estátua ou desenho/imagem).

Ritual:
Monte o altar de forma intuitiva. Uma sugestão é seguir o formato da foto acima. Quando estiver pronto(a), diga:
"Salve, Hekate! Te convido para este ritual se inicia agora, com seu aspecto como deusa da purificação".

Se tiver apenas uma vela, acenda-a agora. Se tiver 3 velas, vá acendendo na evocação de cada epíteto:
(Acender a vela branca)
"Hekate Drakaina, Serpente-Dragão! Me ajude a libertar o que não me serve mais, como uma serpente que troca de pele, eu deixo o passado para trás".
(Acender a vela vermelha)
"Hekate Alexeatis, Aquela que Evita o Mal! Me ajude a limpar tudo que não me acrescenta. Leve embora espíritos e energias ruins que estiverem ao meu redor e em meu lar".
(Acender a vela preta)
"Hekate Borborophorba, Comedora de Sujeira! Leve para as profundezas da terra tudo que polui meu ser, esteja no meu corpo físico, mental, emocional ou espiritual".

Olhe para a chama das velas e diga:
"Que o fogo de Hekate purifique minhas ações!" .

Erga a taça/copo de água diante do altar, dizendo:
"Amada deusa Hekate, peço para que coloque suas bênçãos de purificação nesta água. Que a sua água purifique minhas emoções!".
Feche os olhos e sinta Hekate colocando suas bênçãos na água. Quando sentir que ela já terminou, beba visualizando que a água irradia uma luz brilhante, te limpando da cabeça aos pés.

Acenda o incenso, dizendo:
"Hekate, peço para que coloque suas bênçãos de purificação neste incenso. Que a sua fumaça purifique os meus pensamentos!".
Passe a fumaça do incenso ao seu redor (com cuidado para não se queimar), visualizando a fumaça purificando sua aura e pensamentos negativos. Visualize o que está sendo eliminado voltando para a terra.

Fique mais alguns momentos com Hekate, sentindo sua energia e ouvindo suas mensagens, caso ela te envie algo. Você pode finalizar agora ou continuar com a visualização abaixo. Se for finalizar, agradeça Hekate, encerre e apague a(s) vela(s).

Se optar pela visualização, leia o roteiro abaixo antes de começar, para ajudar a te guiar no momento do ritual:

Visualização:
Nesta visualização, Hekate te purifica com os quatro elementos (terra, ar, água e fogo), já que todos os elementos são ligados à ela. Sente-se confortavelmente, feche os olhos, respire fundo três vezes, sinta seu corpo relaxando cada vez mais. 
Visualize que você está numa praia deserta, onde você pode apreciar o encontro dos três domínios de Hekate: terra, mar e céu.
Você sente uma brisa, olha para o lado e vê Hekate vindo em sua direção. Ela pega sua mão e te leva para a entrada de uma caverna (terra) atrás da praia. Dentro da caverna, ela ilumina seu caminho com suas tochas. Vocês vão caminhando até chegar no coração da caverna, e Hekate acende uma fogueira (fogo) bem no centro. Você vê que há um pequeno altar de pedra ao lado da fogueira, com um pires com incenso (ar) e uma tigela com água cristalina (água). Hekate pega o pires com incenso e começa a passar a fumaça ao seu redor. Depois, ela pega a tigela com água e derrama-a em sua cabeça. Por último, ela pede para que você entre na fogueira, sem medo, para concluir sua purificação com o fogo dela. Em todo esse processo, preste atenção no que ela fala para você, ou se ela permanece em silêncio.
Quando sentir que terminou, agradeça Hekate e volte para a praia. Volte da visualização primeiro se mexendo aos poucos, e depois abra os olhos.

Encerramento:
Agradeça Hekate e encerre o ritual, apagando a(s) vela(s). Repita o mesmo processo no dia seguinte, até completar 3, 9 ou 13 dias, de acordo com o que você estabeleceu cumprir.

Saiba mais sobre este e mais rituais à Hekate em meu livro "Bruxaria Hekatina: O Caminho da Bruxa com a Deusa Hekate".





Faça parte da Comunidade Caverna de Hekate