Festivais e Dias de Hekate

Hekate possui vários dias durante o ano que se originam de festivais da antiquidade. Atualmente, 13 de agosto é considerado o dia de Hekate, porém há outras datas importantes.

MENSALMENTE:

Por sua forte ligação com a lua, as comemorações mensais de Hekate são ligadas ao calendário lunar.

Deipnon - Lua Negra: A noite de lua negra é considerada a noite em que a lua não está visível no céu, normalmente acaba coincidindo com o primeiro dia da lua nova, mas muitos consideram a lua negra como o último dia antes da lua nova - a escolha é sua de qual dia quer realizar o ritual. Nesta noite, conhecido como deipnon, que traduzido do grego significa "jantar", é o ritual de finalização do mês que se passa para se preparar para o mês seguinte. Antigamente, devotos de Hekate faziam uma faxina nas suas casas e ofereciam a poeira para Hekate, para purificar a casa e pedir proteção. Também era oferecido oferendas que eram colocadas em altares que ficavam do lado de fora da casa, ou colocadas numa encruzilhada tripla. Acreditava-se que Hekate passava à noite com sua horda de cães negros para recolher essas oferendas, que tradicionalmente eram: alho, alho-poró, ovos, bolos, peixes e cebola. Versões modernas do deipnon podem consistir de uma purificação da casa e pessoal, realização de um ritual de devoção à Hekate, pedindo purificação, proteção e lhe oferecendo as oferendas que posteriormente podem ser deixadas no altar dedicado à Ela ou numa encruzilhada tripla. É uma forma de agradecer e honrar a deusa mensalmente.


Noumenia - Lua Nova: Já o Noumenia é sempre o dia seguinte ao Deipnon, portanto pode ser o primeiro ou segundo dia de lua nova (a depender o dia que você escolheu para realizar o Deipnon). O Noumenia é marcado por ser visível o primeiro pedacinho da nova lua no céu e era considerado um feriado importante para os gregos, sendo o primeiro dia do mês em seu calendário. É um dia que pode ser realizado um ritual devocional à Hekate, pedindo bênçãos para o mês lunar que se inicia. Também propício para realizar divinação com oráculos e bola de cristal, que pode ser incorporado ao ritual. Os gregos costumavam oferecer incensos aos deuses neste dia, o que pode ser acrescentado numa prática moderna.

Dia de Hekate Einalian: É o 8º dia após o Deipnon, relacionado ao aspecto de Hekate como Einalia, Senhora dos Oceanos, baseada em sua conexão neste aspecto com Poseidon. É um dia ideal para trabalhar com Hekate assuntos ligados a água, como as emoções. Pode ser incorporado ao ritual areia, água salgada, conchas e outros itens que você achar relevante. Alguns devotos modernos realizam rituais para Hekate Einalian e Poseidon neste dia, mas a opção é sua.

Lua Cheia: Apesar de não ter fortes raízes históricas, é comum que devotos modernos também honrem Hekate na lua cheia, já que é um dia poderoso para bruxas e bruxos e um dia ligado à magia, também pode ser conectado à Hekate, que é considerada a Rainha das Bruxas.

ANUALMENTE:

Lua Cheia de Maio: Esta é uma celebração de Hekate bastante contemporânea, criada em 2010 por Sorita D'Este, uma autora e devota de Hekate. Nesta noite, realiza-se "O Rito dos Seus Fogos Sagrados", e trata-se de uma celebração internacional de devoção aos mistérios e magia de Hekate. No site do Covenant of Hekate há todas as informações necessárias se você quiser participar deste rito (pode ser individualmente ou em grupo) e até mesmo uma versão em português está disponível neste link.

13 de Agosto: Na Grécia, Hekate era honrada neste dia por seus aspectos ligados às tempestades. Oferendas eram deixadas nas encruzilhadas triplas como forma de pedir para que suas tempestades não destruíssem as plantações. Hoje em dia, é comemorado como dia de Hekate em um aspecto geral, mas você também pode honrar seu aspecto tempestuoso, sendo um epíteto que gosto de usar é Hekate Brimo (a raivosa, a terrível, de chamas crepitantes).



16 de Novembro: Conhecida como "A Noite de Hekate", onde Hekate caminha pela terra com sua horda de cães negros. Oferendas eram deixadas em frente às casas, como mel e cogumelos, para que Hekate abençoasse aqueles que estão dentro da casa. Pode ser uma boa noite para novas iniciações de bruxas e bruxos dedicados à esta deusa. 

30 de Novembro: Dia de Hekate em seu importante aspecto como Guardiã das Encruzilhadas, onde também podem ser realizados rituais em Sua honra e deixados oferendas em seu altar ou em encruzilhadas triplas.

Não são apenas essas datas, mas selecionei as que considero mais importantes.

Resumindo:
  • Mensalmente:
Deipnon (lua negra - Jantar de Hekate, purificação e proteção);
Noumenia (lua nova - devoção e bênçãos);
Dia de Hekate Einalia (8º dia - Senhora dos Oceanos);
Lua Cheia (associação moderna).
  • Anualmente: 
Lua Cheia de Maio (O Rito dos Seus Fogos Sagrados);
13 de Agosto (Hekate das Tempestades);
16 de Novembro (Noite de Hekate);
30 de Novembro (Guardiã das Encruzilhadas).

Confira mais informações sobre cada uma dessas datas e rituais completos no meu livro: "Bruxaria Hekatina: O Caminho da Bruxa com a Deusa Hekate".

Referências consultadas para este artigo:





Faça parte da Comunidade Caverna de Hekate